segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Comida não é lixo II


Frutas e verduras feias não devem ser escolhidas?? #organica

Infelizmente muitos alimentos que não tem uma cor o texturas ideiais são desprezados e jogados no lixo.

Saiba que frutas e verduras saborosas podem também apresentar marcas e aparência não muito vistosa, como é o caso deste pequeno pepino orgânico que passaria longe de muitos carrinhos ou sacolas de feira e talvez fosse jogado no lixo 🚮. Então sugiro a você escolher dentre os alimentos que você costuma comprar, alguns bons, embora não tão bonitos.

Na hora de comprar escolha também frutas e verduras feios, ou fora do padrão, assim você ajuda a prevenir o desperdício levando para casa frutas e verduras que seriam desprezadas devido sua aparência , lembre-se a aparência diferente de um alimento não significa menor qualidade, nem em sabor, nem composição nutricional.
#segurancaalimentar #garantiadeSAN
 #sustentabilidade #organicos #comidanaoelixotmnutri

Abacate

Tido  por muitos como a fruta que engorda, já ouvi até que é " ruim para o colesterol" embora tenha uma boa concentração de gordura o abacate é uma fruta excelente e pode ser usada juntamente com outras estratégias para perda de peso, ganho, controle da saciedade etc, da para ver que o uso é bem versátil, mas é preciso orientação de um profissional para isso, ok? # nutricionista
Mas vamos falar deste lindo 🍐

Fruta típica da região sudeste a Persea Americana Mill, foi introduza no país como espécie cultivável no início do século XIX, hoje é possível encontrar  em todo o país.
O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, ótima fonte de energia e fibras a cada 100g de abacate há cerca de 96kcal, 8,6g de lipidios,  6g de carboidratos, 1g de proteína e 6, 3g de fibras. Ele é importante para metabolismo antioxidante por ser fonte de glutationa e vitaminas lipossolúveis,  fonte também de beta-sistosterol ( é isso mesmo aquela substância que adicionam em uma famosa margarina 😛), ajuda no controle do colesterol e também na modulação dos efeitos do cortisol ,  hormônio liberado em situações de stress, que se em excesso está ligado a diminuição da imunidade, perda de massa muscular e o aumento do risco de uma série de doenças crônicas. O abacate ainda auxilia na melhora da qualidade do sono.

Por ter um teor lipídico maior ele também auxilia no controle da saciedade ao estimular no nosso organismo a liberação de colecistoquinina, um dos hormônios que atua no controle da saciedade.

A grande sacada do abacate é  que por ter sabor neutro ele é versátil, podendo ser usado em preparações doces ou salgadas.


Eu amoo 💚 abacate pelo sabor, pela versatilidade mas principalmente por sua utilidade.


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Comida não é lixo 1


Começamos falando sobre quanta comida é desperdiçada no 🌍 e  agora aprenderemos o que fazer para diminuir esse desperdício em casa...Por onde começar?

Quando falamos em desperdício o começo do cuidado é na prevenção, #prevenirodesperdicio e isso começa no planejamento e compra dos alimentos,  então aqui vão algumas dicas:

1. Faça uma lista de compras com os alimentos necessários para o período de consumo sejam eles 10, 15, 30 dias, conforme sua rotina e se atente a ela, evite comprar itens além dos planejados,  os excessos favorecem o desperdício;
2. Saia bem alimentado para fazer as compras, quando você compra com fome tende a comprar mais alimentos do que deveria;

3. Crie um cronograma de compras e evite ir toda semana  e sem planejamento no mercado, as chances de comprar produtos a mais aumento conforme a frequência de ida ao mercado,além de economizar.

4. Opte por comprar frutas e verduras em feiras principalmente da agricultura familiar e orgânica, as chances de encontrar um alimento mais fresco são maiores, e não esqueça de selecionar frutas e verduras com bom estado de conservação e armazenar adequadamente assim que chegar em casa.

5. Leia sempre a validade dos produtos selecionados no mercado e quando chegar em casa armazene adequadamente.

Desta maneira você poderá aproveitar todos os alimentos que adquiriu, evitando desperdício de alimentos e dinheiro, afinal comida não é lixo e dinheiro, quem não quer economizar? 😉
Vamos falar sobre desperdício?

Esse é um assunto sério e muito importante, , cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas durante um ano em todo mundo (FAO, 2013), segundo dados obtidos no banco de alimentos.org, o desperdício acontece em todas as etapas do processamento de alimento, sendo que cerca de 10% deste desperdício é ainda no campo, cerca de 50% no manuseio e transporte,  30% no abastecimento e transporte e cerca de 10% no varejo e consumidor final. Aí vc diz ah mas eu como consumidor sou responsável apenas por 10% ok, sim é o que os número dizem, mesmo sendo pequeno em relação ao geral precisamos fazer a nossa parte, eu comecei e vc??

A partir de hoje abordarei sobre esse tema, e responderei perguntas como o que podemos fazer para evitar o desperdício? Como aproveitar integralmente os alimentos? Afinal de contas comida não é lixo! #comidanaoelixotmnutri