segunda-feira, 25 de março de 2013

Chá verde (Camellia sinesis)




Fonte:  Lecumberri E. et al. Green tea polyphenol epigallocatechin-3-gallate (EGCG) as  adjuvant  in cancer therapy.  Clinical Nutrition - 18 Março 2013 (10.1016).

As ações das catequinas (EGCG - Epigalo-catequina-3galato) presentes no chá verde são fantásticas e já é comprovado sua ação anti-cancerígena:-Aumentando a apoptose celular, mecanismo natural que ocorre quando há um defeito do DNA ou da estrutura da célula, alguns fatores como stress, deficiências nutricionais e desordens metabólicas, alteram este mecanismo natural.
- Reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas
- Reduzindo a angiogênese: A angiogênese é um mecanismo natural que ocorre no desenvolvimento de uma célula tumoral, há formação de novos vasos sanguíneos ao redor do tumor, levando para ele substrato energético através do sangue, com a ação do chá verde de reduzir a angiogênese, há também a redução do suprimento energético para o tumor.
- Ação anti-oxidante: Este benefício vai muito além de ação anti-cancerígena, ele atua na melhora da função metabólica, mecanismo de destoxificação hepática.

Sem contar com sua ação termogênica e diurética, o chá verde é sem dúvidas um forte aliado a nossa saúde, mas o seu consumo deve ser com moderação, pois há um novo estudo mostrando o excesso relacionado a redução da atividade tireoidiana, outro cuidado é com pacientes com alterações tireoidianas já diagnosticadas, cardiopatas, pacientes em uso de diferentes tipos de medicações, cuidado também nos pacientes em quimioterapia, pois mais estudos precisam ser realizados, por isso antes de aderir ao seu uso consulte um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário