segunda-feira, 25 de março de 2013

Chá verde (Camellia sinesis)




Fonte:  Lecumberri E. et al. Green tea polyphenol epigallocatechin-3-gallate (EGCG) as  adjuvant  in cancer therapy.  Clinical Nutrition - 18 Março 2013 (10.1016).

As ações das catequinas (EGCG - Epigalo-catequina-3galato) presentes no chá verde são fantásticas e já é comprovado sua ação anti-cancerígena:-Aumentando a apoptose celular, mecanismo natural que ocorre quando há um defeito do DNA ou da estrutura da célula, alguns fatores como stress, deficiências nutricionais e desordens metabólicas, alteram este mecanismo natural.
- Reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas
- Reduzindo a angiogênese: A angiogênese é um mecanismo natural que ocorre no desenvolvimento de uma célula tumoral, há formação de novos vasos sanguíneos ao redor do tumor, levando para ele substrato energético através do sangue, com a ação do chá verde de reduzir a angiogênese, há também a redução do suprimento energético para o tumor.
- Ação anti-oxidante: Este benefício vai muito além de ação anti-cancerígena, ele atua na melhora da função metabólica, mecanismo de destoxificação hepática.

Sem contar com sua ação termogênica e diurética, o chá verde é sem dúvidas um forte aliado a nossa saúde, mas o seu consumo deve ser com moderação, pois há um novo estudo mostrando o excesso relacionado a redução da atividade tireoidiana, outro cuidado é com pacientes com alterações tireoidianas já diagnosticadas, cardiopatas, pacientes em uso de diferentes tipos de medicações, cuidado também nos pacientes em quimioterapia, pois mais estudos precisam ser realizados, por isso antes de aderir ao seu uso consulte um nutricionista.

sábado, 16 de março de 2013

Refrigerantes, por que devemos evitá-los?


Refrigerantes, por que devemos evitá-los?

refrigerante a base de cola tem em uma lata de 350ml tem aproximadamente:

  • Calorias:150Kcal
  • Carboidratos :37g  
  • Sódio: 18mg 
Os ingredientes: Água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 (Ácido fosfórico) e aroma.

A sua versão zero ou diet  é ainda pior em ingredientes nocivos a saúde e a sua concentração de sódio é muito maior: 49mg 
Ingredientes: Água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IVacidulante ácido fosfórico, regulador de acidez citrato de sódio e Edulcorantes (adoçantes):  Ciclamato de sódio ( 94,5 mg em 350ml), Acesulfame k ou de potássio (52,5 mg em 350 ml), Aspartame (52,5mg em 350ml)

Porque os ingredientes são nocivos a saúde??

CORANTE CARAMELO IV 
Conhecido como caramelo sulfito-amônia, no seu processo de fabricação são usados sulfitos e compostos derivados da amônia que sob alta temperatura e pressão, resultam no corante caramelo IV, derivado desta reação são produzidas substâncias como 4-MEI ( 4-metilimidazol) e 2-metilimetazole, que estão relacionadas ao surgimento de leucemia, câncer de fígado, pulmão e tireoide em ratos.  Doses acima de 16mcg/dia por pessoa já são consideradas risco, duas latas dos refrigerantes do tipo cola tem em média de 145 a 153 mcg, valores bem acima do que é definido como dose "segura". Segundo a CPSI (Center for Science in the Public Interest) "O Programa Nacional  de Toxicologia dos EUA, a divisão do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental que conduziram os estudos com animais, disseram que há "claras evidências" de que tanto o 2-4-MEI e MEI são cancerígenos em animais. Produtos químicos que causam câncer em animais são considerados a constituir uma ameaça de câncer para os seres humanos. Ano passado o CPSI, mandou uma petição a FDA (agência regulamentadora de drogas e alimentos dos EUA)  para proibir o  uso do corante caramelo IV em alimentos e bebidas a base de cola, devido as evidências de suas ações cancerígenas, mas até onde sei nada foi feito a este respeito.

ACIDULANTE ÁCIDO FOSFÓRICO
 Em um site de produtos químicos eles descrevem que os  perigos do Ácido fosfórico:
- Em altas concentrações é corrosivo para todos os tecidos que tiver contato. Pode causar queimaduras graves de pele em concentrações de 75% ou maior.
-A inalação de vapores ou névoas pode causar irritação de olhos, nariz, garganta e trato respiratório. Em altas concentrações pode levar ao acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar) que pode vir a ser fatal.
-Quando ingerido, o ácido fosfórico pode causar acidose metabólica, irritação e queimaduras da mucosa orofaríngea, esôfago e estômago (em altas concentrações claro) 
Claro que sabemos que nos refrigerantes sua concentração é muito menor, e que os efeitos ocasionados por ele em altas concentrações são muito parecidos com os efeitos da maioria dos ácidos inorgânicos. Nossa maior preocupação com o uso do refrigerante é  além da acidez elevada (descrita abaixo) a alta concentração de Fosfato, que favorece descalcificação óssea e quando aliada há uma dieta pobre em Magnésio e vitamina D (embora vivamos em um pais onde a incidência solar é grande, estudos mostram que a maioria da população tem deficiências de vit.D), o que é muito comum, agravam ainda mais a descalcificação óssea podendo levar ao surgimento da  osteopenia e osteoporose.

ACIDEZ
Devido a quantidade de ácido presente no refrigerante o seu Ph é muito baixo, e se associado a uma dieta pobre em verduras, legumes, frutas e fibras e/ou uso de anti-inflamatórios, anti-bióticos ( que causam alteração na barreira protetora da mucosa gástrica) e/ou em casos de pessoas com: azia, gastrite, doença do refluxo-gastroesofágico, úlcera e esofagite, o consumo de refrigerantes irá agravar  ainda mais os quadros de dor, refluxo e azia, ou até mesmo se usado em excesso e com estômago vazio pode levar pessoas saudáveis à quadros de azia, gastrite ou úlcera.  Além disso ele apresenta CAFEÍNA, que também não é indicada para pessoas com nenhuma das doenças descritas acima, neste caso os danos a mucosa  do estômago  e esôfago se agravam ainda mais. 

EDULCORANTES (ADOÇANTES)

Ciclamato de Sódio
Fui olhar a composição do refrigerante a base de cola que é comercializado nos EUA e ele não contém esta substância, isto por que  ele é proibido pela FDA desde 1970. Segundo WHITNEY, embora o uso do ciclamato não favoreça o início do câncer ele pode favorecer seu desenvolvimento, tendo em vista que um início de uma célula cancerígena pode se dar entre 4 anos ou mais antes da manifestação da doença,  uso  do ciclamato pode ser arriscado, visto que favorece o desenvolvimento do câncer e claro no estágios iniciais isso também deve ocorrer.  Aqui no Brasil ele é permitido, na alegação de que seu uso é seguro, será que é realmente seguro? 

Aspartame
Em 2005 estudo em ratos mostrou uma relação do aspartame com o surgimento de câncer e outro estudo em 2007,  também em ratos, onde eles foram alimentados com aspartame em doses baixas desde o 12º dia de vida intra-uterino até a sua morte, os pesquisadores observaram  que com o começo da exposição na vida pré- natal  os efeitos carcinogênicos (cancerígenos) são aumentados. A Anvisa, EFSA e a FDA que são agências regulamentadoras do Brasil, Europa e EUA, respectivamente, também aprovam o uso do aspartame e informam que é seguro o seu uso em baixas doses. Embora seja aprovado por todas estas agências, eu particularmente não sou favorável ao seu uso, com a claras evidências de que produtos que causam câncer em animais, podem também causar câncer em humanos, para mim dois artigos já são suficientes para por em dúvida a segurança do consumo do aspartame.

Acesulfame K
Liberado no Brasil e nos EUA, o acessulfame K está na lista da CPSI dos aditivos que devem ser evitados, li algumas citações de cientistas e pesquisadores e eles foram unanimes em afirmar que mais estudos sobre seus efeitos no organismo humano precisam ser realizados e alguns diziam que há sim alguns estudos demonstrando seu efeito cancerígeno. Desta forma devemos, sim, evitar ao máximo o uso desta substância, já que ela é uma substância a qual não são conhecidos todos os seus efeitos adversos no organismo humano, usa-la seria como andar no escuro, não sabemos se vamos tropeçar em algo ou se nos manteremos de pé firmes e fortes.

IMPORTANTE: Não apenas estes refrigerantes a base de cola apresentam estes tipos de adoçantes, nós estamos cercados por eles sejam em chicletes zero açúcar, bebidas dietéticas, iogurtes, leite de soja líquido, sucos a base de soja.

OUTROS RISCOS
Eu ainda poderia falar da quantidade de açúcares simples, que em excesso pode levar a quadros de resistência a insulina e assim prosseguir para a diabetes, ou a quantidade de sódio, mas eu realmente acredito que dos males, a quantidade de açúcar e sódio, é o menor,  como vimos há muito mais substâncias prejudiciais a saúde em  um gelado e apetitoso (para muitos) copo de refrigerante



Fontes: 
** Ácido Fosfórico: 
**Acesulfame k: