sábado, 15 de dezembro de 2012

OLEAGINOSAS



OLEAGINOSAS

As festas do final de ano estão chegando, o natal está chegando e nessa época as oleaginosas ganham um lugar especial à nossa mesa, quem não recorda do cheirinho de amêndoa ou de nozes desde as épocas mais remotas da nossa infância, pois é aquele belo trabalho para quebrar uma noz, para desfrutar de um mínimo possível de prazer, do sabor e de sua textura crocante, estas lembranças são fantásticas, mas agora chamo a atenção para algo mais importante! As oleaginosas são tão fundamentais e importantes para nossa saúde que as lembranças de seu sabor e textura devem fazer parte do nosso dia-a-dia, não apenas no final do ano.




Consuma diariamente uma porção delas e terá inúmeros benefícios para sua saúde:

PORÇÕES:

  • Nozes - 5 unid.
  • Avelã - 5 unid.
  • Amêndoas - 6 unid.
  • Castanha de cajú - 10 unid.
  • Castanha do pará - 2 unid.

BENEFÍCIOS:
- Controle da saciedade;
- Proteção cardiovascular;
- Presença de ácidos graxos essenciais: ômega 3 (nozes), ômega 6 e ômega 9 (avelã) - gorduras essenciais para nosso organismo, que não conseguimos sintetizar;
- Melhora da resposta glicêmica;
- Se usada na quantidade certa auxilia na perda de peso;
- Ação anti-oxidante;
- Melhora do metabolismo energético, devido a presença de minerais como selênio (castanha do Brasil), que possui ação importante no metabolismo da tireoide.

Agora você viu o quanto as oleaginosas são importantes à nossa saúde, então porque só fazerem parte da nossa alimentação nestas épocas comemorativas? Vamos lembrar de consumi-las diariamente, juntamente com frutas, saladas, carnes, molhos, sucos, vitaminas,  as combinações são inúmeras, use-as e aproveite estes benefícios.

2 comentários:

  1. visando que o Brasil não é um país altamente rico financeiramente e por ser considerado um país de classe media. Podemos afirmar que: nem toda a população tem acesso as essas oleaginosas proposta pela mesma acima. sendo assim por quais alimento diário do cotidiano brasileiro poderiam seu substituído?

    ass: kaka

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    De fato o consumo deste grupo de alimentos fica. até certo ponto, restrito para um grupo populacional que representa a maioria da população brasileira.
    Darei possíveis substitutos, abaixo:
    Vitamina E: Uma boa opção é o amendoim que é de fácil acesso e baixo custo.
    Ômega 3: Sardinha,peixe de ótima qualidade e riquíssimo em ômega 3, além de ser excelente fonte de cálcio.
    Selênio:licuri (Syagrus coronata) o famoso coquinho é uma excelente fonte de selênio outras opções são cereais integrais, brócolis e couve-flor.
    Gordura saudável: Abacate, além de ser excelente fonte de vitamina E,ele também auxilia no controle do colesterol, tem ação anti-oxidante e anti-cancerígena, outra opção não tão acessível é o azeite de oliva extra-virgem.
    Ação anti-oxidante: Frutas e verduras de um modo geral, principalmente as vermelhas, roxas, de cor alaranjadas e frutas cítricas.
    Para o controle da saciedade: Fibras são ótimas opções - aveia,farelo de trigo ou a linhaça não tão acessível a todos (também fonte de ômega 3)
    Espero ter esclarecido sua dúvida!

    ResponderExcluir